segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Controle de banda simples por IP no Mikrotik. / Simple bandwidth control for IP in Mikrotik.

Nesse tutorial, você vai aprender a fazer um controle de banda simples por IP no Mikrotik. Para isso, você precisa dos seguintes pré-requisitos.
In this tutorial you will learn to make a simple bandwidth control for IP in Mikrotik. For this you need the following prerequisites.
  1. Saber quais IPs serão controlados;
  2. Noções básicas de endereçamentos IPs;
  3. Noções básicas sobre largura de banda.
  1. Knowing which IPs will be checked;
  2. Basics of IP addresses;
  3. Understanding bandwidth.
Vamos começar!
Let's start!

1. Clique em QUEUES e na aba SIMPLE QUEUES, clique no botão +.
1. Click QUEUE and Simple Queue tab, click the + button.


2. Na aba GENERAL, no campo NAME, coloque o nome que quiser. No campo TARGET ADDRESS, coloque um IP, ou uma faixa de rede (exemplo: 192.168.55.25 ou 192.168.55.0/24) que deseja controlar a banda. Marque os checkbox TARGET UPLOAD e TARGET DOWNLOAD. No campo MAX. LIMIT, selecione a velocidade desejada para upload e download, ou, coloque manualmente (OBS.: se colocar manualmente, não esqueça de colocar no final a letra "k" se for em kbits ou "M" se em megasbits). Depois clique em OK.
2. On the General tab, in the Name field, enter the name you want. TARGET ADDRESSin the field, put an IP network or a range (example: 192.168.55.0/24 192.168.55.25 or) you want to control the band. Mark the checkbox TARGET TARGET UPLOAD andDOWNLOAD. In the MAX field. LIMIT, select the desired speed for upload and download, or manually feed (NOTE: if you put manually, do not forget to put at the end of the letter "k" if it is in kbits or "M" in megasbits). Then click OK.


Pronto. Agora basta repetir a mesma regra com todos os IP que você queira controlar a banda. Nesse meu exemplo, o IP 192.168.55.25 só vai poder consumir, no máximo, 256 kbits do meu link total de internet.
Ready. Now just repeat the same rule to all IP that you want to control the band. In my example, the IP address 192.168.55.25 will only be able to consume up to 256 kbits of my total internet link.

15 comentários:

  1. Respostas
    1. https://download2.mikrotik.com/routeros/winbox/3.12/winbox.exe
      ai o link

      Excluir
  2. Velho, estou querendo compartilhar internet em um predio, mas limitando a banda para não ter problemas. Vejo que voce é fã de Mikrotik, mas qual acha melhor solução:
    Mikrotik ou Linux+htb?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho melhor o Linux com o CBQ. Usando o Shaper no Ubuntu/Debian.

      Excluir
  3. Outra coisa, neste exemplo, temos que informar todos os IPs individualmente. Caso o cliente me mude o IP na mão, a regra já não se aplica. Existe como limitar todos eles de uma vez? quero dizer a rede completa x.x.x.x/xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem como, mas a rede toda irá concorrer com a banda que você delimitar, é melhor você atribuir todos em endereço fixo, e delimitando uma velocidade para cada IP.

      Excluir
  4. tem como criar em uma unica regra para que cada ip da rede 192.168.0.0/24 use no maximo 256kbps? ao inves de ter que criar uma regra para cada ip?

    ResponderExcluir
  5. Amigo,

    meu controle de banda usando queue simples, por IP não funciona. A banda só controla se eu aplicar na interface. Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  6. Opa, to aprendendo usar o Mikrotik,entao entei limitar aqui mas qdo aplico a regra fica muito lento, tipo o ping fica horrivel ate mesmo do micro ate o modem, na rede local mesmo.
    Minha versao eh a 6.29.1, saberia me dizer onde encontro material sobre essa versao?
    Os tutos q acho na net tem umas opçoes que na minha nao tem, por exemplo GLOBAL-IN e GLOBAL-OUT.

    ResponderExcluir
  7. Olá galera me tirem uma dúvida sou Novo aqui queria saber qual o tipo de configuração certa.vamos lá contratei 120 mega da net só que o modem da net que é o cisco6500 já vem com o dhcp ativado gostaria de colocar meu mikrotik pra controlar toda minha rede mais não qual o tipo de configuração se alguém poder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  8. Olá galera me tirem uma dúvida sou Novo aqui queria saber qual o tipo de configuração certa.vamos lá contratei 120 mega da net só que o modem da net que é o cisco6500 já vem com o dhcp ativado gostaria de colocar meu mikrotik pra controlar toda minha rede mais não qual o tipo de configuração se alguém poder me ajudar agradeço

    ResponderExcluir